Descubra quais são os BENEFÍCIOS que a ITALIA DISPONIBILIZA para VOCÊ e como obtê-los!
Comprovação de residência
O que é e como funciona?
Podemos encontrar muito conteúdo falando acerca da residência italiana, mas resolvi coloca-lo nos primeiros passos, pois sem este, nada feito, você não consegue dar nenhum dos outros passos aqui na Italia, isso vale tanto para Italianos, como para estrangeiros.


Como obter uma residência na Italia?
Existem dois modos para obter uma residência na Italia.
Um deles é através de um contrato de aluguel e o outro através de uma carta de hospedagem. Lembro você que existem alguns meios utilizados para entrar na Italia legalmente, então se você não possui a cidadania italiana ira necessitar de um visto, seja ele de trabalho ou familiar.
O que é a residência italiana e porque ela é tão importante assim?
Em termos jurídicos a residência, de acordo com a lei italiana, é o lugar onde a pessoa tem domicílio habitual (artigo 43, II comma c.c.). Não deve ser confundido com a habitação, que, em vez disso, representa o lugar em que um sujeito é ocasionalmente encontrado e tem valor legal somente na ausência de residência.
Em termos práticos, é o meio utilizado pela Italia para tomar ciência de que você esta registrado em território Italiano, esta residência deve ser realizada dentro de um prazo legal e é confirmada por uma autoridade competente denominada Vigili Urbani, que em português significa Policia Local. Por conta disso a residência é tão importante e precisa ser comprovada!
Contrato de aluguel
Pode ser realizado com o auxilio de uma imobiliária, ou particular, com o próprio proprietário do imóvel, ambos comprovam legalmente que você é um membro integrante daquele imóvel. Mas atenção, antes de assinar o contrato, verifique se aquele imóvel é apto para fazer a residência. Digo isso porque existem imóveis que não são aptos para fornecer a residência porque já existe alguém registrado naquele imóvel e se isso acontecer, o seu processo se tornara moroso!
Em termos práticos, as imobiliárias na Italia exigem uma “busta paga” que em português significa: comprovante de renda (também informalmente chamado de comprovante de salario) é um documento que o empregador fornece ao empregado, referente ao montante da remuneração recebida por ele, por um determinado período de trabalho.
Que dificuldades encontramos aqui?
Imagine que você veio para a Italia, e nesta altura esta procurando uma casa ou apartamento para alugar, então você vai até uma imobiliária e diz: estou procurando um imóvel para alugar, então você vê diversos imóveis até que ouve a seguinte pergunta: Che lavoro fai? “Que trabalho você faz?” Você então diz: bom, eu... cosa? “o que?” Non ho capito molto bene! “Não entendi muito bem!”, ou você diz: Eu sou isso, aquilo, faço isso, aquilo... Mas ao final, toda e qualquer imobiliária ira requerer de você uma Busta Paga, esse documento da segurança ao proprietário do imóvel que ira alugar para você, o faz pensar que você ira pagar o aluguel porque recebe mensalmente um determinado valor.
Caso você não possua uma busta paga, outro recurso será apresentar um fiador, mas esse é ainda mais difícil. Em ultimo caso, você poderá pagar antecipadamente alguns meses de aluguel, ou dar um caução, “deposito cauzionale” atraente para o locatário! Normalmente estes são requisitos presentes em um contrato de aluguel, mas neste caso você poderá oferecer mais para que ao final você consiga obter a tão sonhada residência italiana.
Preencha este formulário
SAIBA MAIS!

Carta de hospedagem
A carta de hospedagem, ou melhor “carta di ospitalita” é uma declaração que deve ser assinada e acompanhada de um fotocópia de documento de identidade) para as pessoas que irão lhe hospedar na Italia. A declaração deve ser apresentada na Prefeitura, “Comune” onde você ira residir, sempre para mostrar que você tem um lugar para ficar.
No formulário para a declaração de hospitalidade devem ser inseridos os dados do anfitrião e da pessoa hospedada e o endereço da casa onde ele permanecerá. Este documento serve para italianos ou estrangeiros munidos de um visto.
Observação: É o meio mais fácil para conseguir comprovar a residência na Italia!
Uma vez comprovada sua residência, poderemos dar sequencia em todo o processo para adquirir alguns benefícios de natureza pecuniária na Italia. O próximo ponto refere-se ao documento denominado DSU, siga com atenção cada passo, pois cada detalhe é muito importante!